Comunicação e RS da Essencis MG no caminho da agilidade

Janeiro é o momento oportuno de ajustar os pontos do planejamento e a área de Comunicação e Responsabilidade Social da Essencis MG – CORE, está focada na construção do plano anual de ações da área, batizado de “Consolidar”. A partir deste ano, influenciada pelo Movimento de Transformação Digital da Solví, o plano será gerenciado integralmente por meio de metodologias ágeis, cujas ferramentas estão integrando, cada vez mais, o dia a dia e o trabalho de comunicação e RS.

Por meio de plataformas digitais que automatizam e facilitam o trabalho de gestão, o CORE vem ganhando agilidade para fortalecer e monitorar as ações que geram impacto interno e externo, empoderando tanto a ações de comunicação, quanto as de cidadania corporativa. Para Samara Vital, Supervisora de Sustentabilidade e líder dos processos de comunicação e RS, “adaptar-se é fundamental para transformar o trabalho e venho provocando nosso Time a para que ele seja pioneiro na Transformação Digital”, afirma.

 

Em 2021 a área desenvolveu diversos projetos como a nova id visual da Essencis MG, a implementação do Instagram, do novo site, Canal no Youtube e a consolidação da liderança orgânica da marca no Google, num esforço que alcança um alto grau de visibilidade da marca. Todo este trabalho de comunicação só foi possível graças a planejamento e um gerenciamento sensível dos canais de comunicação, orientado pelo Time Corporativo.

 

Giovanna Lyssa, estudante de publicidade e propaganda e Assistente de Comunicação e Responsabilidade Social, que é responsável pelo monitoramento das redes da empresa destaca o quanto é importante organizar os processos de comunicação. “O nosso plano orienta minhas atividades diárias e com a sinergia de aplicativos, que integra Outlook, Planner e o Microsoft ToDo, fica mais fácil organizar as tarefas”, diz.

 

O modelo de gestão que será adotado em 2022 aprofunda o uso de tecnologias e plataformas colaborativa como as que já estão no Pacote Office e outras que estão em fase de implementação e incorpora, definitivamente, metodologias de trabalho compartilhado na nuvem e ferramentas de desenvolvimento coletivo e mindmaps, além da adoção de métodos humanizados para o dia a dia, como daily scrums denominadas de hora do café, todos os dias pela manhã, quando a equipe se concentra por 10 minutos para compartilhar os desafios do dia e organizar as prioridades.

 

Fred Mendes, que é doutorando em Comunicação, MBA em metodologias ágeis, e analista de comunicação e responsabilidade social da Essencis MG afirma que este é o início de um processo que não voltará atrás. “Agilidade tem a ver com pessoas, com foco na experiência e não com correria e rapidez. Organizar as coisas ajuda a acelerar porque evita erros, é um pouco do que estamos tentando fazer no CORE: planejar e gerir de forma fluida, humana e compreendendo o plano como um dispositivo com camadas, imerso numa realidade dinâmica e mutável; estamos num tempo líquido e nada que é sólido, tudo muda e muda rápido e precisamos nos ajustar”, afirma. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS