Um grupo de moradoras das comunidades de Paramirim e Socorro participaram de uma  visita a unidade de valorização sustentável localizada em São Francisco do Conde, onde foi possível apresentar à comunidade o funcionamento do Aterro Sanitário e tirar dúvidas sobre o funcionamento das operações, proteção dos aquíferos, destinação adequada do chorume e etc. 

A visita percorreu o laboratório, visualizar a área do aterro Classe I, destinada a resíduos considerados perigosos, e do aterro Classe II, classificado para resíduos não perigosos. As moradoras passaram também pelos poços de monitoramento de água, sendo apresentadas toda a rotina e procedimentos diários de uma unidade de valorização sustentável. 

O Programa de Portas Abertas é ferramenta importante no que diz respeito à socialização de conhecimento sobre a gestão, tratamento, valorização e destinação dos resíduos , “Esse contato proporciona um momento para conhecer de perto o trabalho realizado em um aterro sanitário, disseminando informação sobre as melhores formas de destinar corretamente os resíduos, além de despertar reflexão sobre os impactos gerados ao meio ambiente quando estes resíduos são descartados em local inadequado.” destacou Andreia Siqueira, Analista Ambiental e responsável pelo Programa Portas Abertas Essencis BA.

No final da visita, as moradoras ganharam mudas de plantas nativas e hortaliças cultivadas na UVS Essencis Ba, que já abriu o calendário de marcação de novas turmas para visitas na unidade em 2023.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS