A Inovação é um dos pilares principais da Regional Bahia e o Prêmio Solví de Inovação é sempre um grande evento para as UVSs. Neste ano a Regional levou para casa 3 vitórias do Prêmio Solví de Inovação 2021. O que nos deixa regozijados em perceber o engajamento dos nossos colaboradores em fomentar novas ideias para melhorias dos processos diários.

Entre os destaques premiados na Regional Bahia, temos o projeto “Monitoramento de Resíduos em Praias Urbanas por Aeronaves Remotamente Pilotadas”, idealizado por Carlos Neto, Gerente de Novos Negócios, e por Marcelo Azevedo, Superintendente da Sotero Ambiental, que recebeu o segundo lugar na categoria Ideias Inovadoras.

O projeto consiste em incluir tecnologia para monitoramento e fiscalização da atividade de limpeza de praias para garantir uma melhor eficácia no que tange ao planejamento, execução e aferição de qualidade dos serviços, traduzidos em ganhos de produtividade com economia de recursos face a eficiência em direcionar as operações de forma assertiva, ou seja atuando de forma mais enérgica em áreas com maior necessidade e de forma a despender menos recursos em áreas com baixa sujidade.

regional1


Carlos Neto agradeceu a oportunidade de compartilhar uma ideia tão importante para operação e reforça impactos positivos do projeto para a sociedade. “O projeto traz de maneira prática e efetiva uma produção mais eficiente do nosso serviço, gerando mais agilidade e produtividade nas nossas atividades, colaborando para uma cidade cada vez mais limpa. Os munícipes e a natureza agradece!”

Outro destaque do Ideias Inovadoras foi o “EletroBalance – A Balança Energética”, que tem como objetivo implantar um sistema de geração de energia renovável a partir de energia piezoelétricas gerada pelo fluxo de veículos que são pesados na balança da unidade. A ideia foi ganhadora em 2° Lugar: Ideias Inovadoras – Categoria Estagiários.

regional2

O idealizador Ariel Santana, Estagiário de engenharia, reforça que ”se tratando de impactos ambientais, meu projeto é voltado a sustentabilidade e geração de energia limpa. Então, está alinhado com a mitigação dos impactos ambientais causados por geração de energia. O projeto visa uma alternativa para alimentação elétrica da balança, eliminando o consumo da concessionária e tornando o setor autossuficiente.

O “Zoo Battre”, idealizado por Vivyane Rios, Gerente de Unidade da Battre e Fabio Bastos, Assistente da área de Educação Ambiental, venceu em 4º lugar na categoria Ideias Inovadoras. O projeto surge com uma proposta inovadora de promover maior compreensão de conceitos de sustentabilidade e a conservação da biodiversidade de uma forma lúdica e informativa, através da construção de um espaço de educação não formal, com a exposição da fauna silvestres da Mata Atlântica, construídos a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos, fortalecendo o conceito da economia circular e aplicação do ESG na prática.

regional3

Vivyane finaliza apontando os benefícios do projeto para a UVS, “o zoobattre propicia diversos benefícios que tanto a UVS BATTRE quanto o meio ambiente ganham a partir da fomentação de valorização do meio ambiente, como por exemplo a redução de custos com aquisição de novas matérias-primas, redução de custo com transporte e destinação de resíduos, economia dos recursos naturais, conexão com a natureza e inspiração no compromisso ambiental, melhoria na imagem da empresa com os seus stakeholders (colaboradores, moradores do entorno, fornecedores, investidores e o poder público), contato das pessoas com elementos naturais e por fim um ambiente ideal para sensibilização, reflexão sobre os impactos ambientais e a construção de valores e atitudes.”

Para a Regional Bahia é muito importante implementar cada vez mais essa trilha de inovação, buscando aumentar a nossa performance em nossos serviços diários, sempre evoluindo em todos os âmbitos para perenizar o nosso negócio com melhorias contínuas.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS