O #DesafioSMARTie é um programa de inovação aberta da SMARTie, que tem por objetivo incentivar o crescimento empreendedores do setor de meio ambiente e sustentabilidade. Com inscrições abertas até 31 de março de 2022 e as inscrições acontecem por meio do site https://www.smartie.global

Ao final, o Grupo Solví poderá oferecer aos participantes uma proposta de equity, que é a oferta de aquisição de parte minoritária da startup pelo Grupo Solví. Ainda, as startups também poderão receber uma proposta de Business Partner, que é um contrato no modelo cliente-fornecedor, a depender do modelo de negócios adotado. Ainda, há a possibilidade de trabalhar no modelo Equity + Business Partner.


Como funciona o #DesafioSMARTie?

Após as inscrições, o #DesafioSMARTie é composto de mais quatro etapas:

  • 1.Entrevistas de seleção: 01 a 29 de abril de 2022
  • 2.Pitch Days: 02 a 20 de maio de 2022
  • Projetos Piloto (POCs): 23 de maio a 04 de julho de 2022
  • Demo Days: a partir de 11 de agostou ou 3ª e 4ª semanas de agosto

Nesta fase, a equipe SMARTie faz um processo ágil de seleção, realizado em duas etapas. A primeira delas é um assessment em até 3 dias úteis após a inscrição da startup. Depois, haverá uma reunião por videoconferência para maior detalhamento da solução, time e estrutura da startup.

Em seguida, as startups selecionadas apresentarão seus projetos para a banca SMARTie, isto é, farão o pitch e terão um tempo para responder perguntas.

Neste período, que dura oito semanas, as startups receberão indicações dos mentores Solví. Além disso, os “SMARTers” farão a conexão das startups com as áreas de negócio (facilitadores) garantir que a solução é aplicável à realidade. Para isso, serão realizadas visitas à operação, estudos de viabilidade, modelos de negócio, mentoria técnica e conexões.

Ao final das provas de conceito, as startups devem apresentar à banca SMARTie os resultados dos trabalhos da etapa anterior. A partir daí, será decidido se haverá algum tipo de investimento ou não, e se será no modelo equity ou business partner.

 

Quem pode participar?

O #DesafioSMARTie é voltado para STARTUPS que tenham ideias inovadoras direcionadas para as seguintes verticais de atuação:

• Carbono e greencoins: Gestão/Compra/Venda dos Créditos de Carbono; Bancarização & Fintechs; Programas de Vantagens; Gestão/Compra/Venda Créditos de Logística Reversa; Créditos Setoriais; 
• Transformação digital/Smart Cities: Novo Marco do Saneamento, Sensoriamento das Operações (IoT), inteligência artificial e gestão de frotas e ativos;
• Valorização de resíduos e Energia:  valorização de chorume e lodo de ETEa, compostagem e fertilizantes, tratamento de resíduos específicos, aplicação de energia limpa, autossuficiência energética, coprocessamento e resíduo como combustível;
• Logística reversa e economia circular: Economia Circular; Logística Reversa e Valorização de resíduos eletrônicos e catalizadores



Estas startups devem estar nas etapas de tração, que é o último momento de uma antes de virar uma empresa consolidada, ou de Scale Up, isto é, está em pleno processo de expansão. Já passou pela fase de ideação, foi para o mercado, ganhou clientes e cresce de forma acelerada.

Sobre a SMARTie

A SMARTie foi concebida em 2019 pelos dirigentes do Grupo Solví Ambiental e tem a missão de fazer a ponte entre o ecossistema de inovação aberta (startups, hubs de inovação, aceleradoras, grupos de investidores anjo, universidades) e as unidade de negócio do grupo (UVS), assim como realizar a interface com todas as áreas corporativas e de back-office. Com apenas alguns meses de operação, a SMARTie já realizou diversas iniciativas junto ao ecossistema de inovação verde. A primeira edição do DesafioSMARTie foi lançada em julho de 2020.

Divulgue! Pluga com a gente!

Para mais detalhes, acesso nosso site www.smartie.global ou mídias sociais @Smartie.global



ÚLTIMAS NOTÍCIAS