Em comemoração ao dia do meio ambiente foi realizado um DDS no dia 18/06 com o tema 5Rs.

Após o DDS, um representante de cada setor foi escolhido para realizar o jogo da memória coleta seletiva.

Objetivo do jogo: formar o maior número de pares, os pares são compostos por lixeira e lixo correspondente.

Slide_20210701-19Julst_5

A política dos 5R’s visa reduzir a geração de resíduos através da mudança de comportamento diante do consumo e na forma como as empresas lidam com os resíduos gerados. Os 5 R’s fazem parte de um processo educativo que tem por objetivo uma mudança de hábitos no cotidiano das empresas e de seus trabalhadores.

As ações da política leva a organização a repensar seus valores e práticas. Com isso reduzem o consumo exagerado e o desperdício. Priorizam a redução do consumo e o reaproveitamento dos materiais em relação à sua própria reciclagem. E, ainda, recusam o consumo de produtos que geram impactos sócios ambientais significativos.

A política dos 5 R’s se diferencia da política dos 3R´s, pois apresenta a vantagem de permitir as empresas uma reflexão crítica do consumismo, ao invés de focar somente na reciclagem.

Para garantirmos um mundo mais sustentável, é necessário consumirmos corretamente, com consciência e sem desperdícios. Isto não significa nos privarmos de uma vida de conforto, é possível vivermos em harmonia com o planeta, pensando nas consequências dos nossos atos, pois sem ele não existimos.

O Significado dos 5 Rs da Sustentabilidade                                                                                                                

1 Repensar

Antes de efetuar qualquer compra reflita se é realmente necessária tal aquisição, se você não está comprando por impulso, talvez você até consiga reaproveitar algo que já possui. Avalie quais os danos este produto causa ao meio ambiente ou à sua saúde.

2 Recusar

Recuse produtos que vem em embalagens de plástico, prefira as recicláveis como de vidro e metal ou as biodegradáveis. Utilize ecobags ao invés de usar a sacolinha plástica do mercado. Prefira as mercadorias de empresas que tenham compromisso com o meio ambiente.

3 Reduzir

Reduza seu consumo, o barato às vezes sai caro, por isso adquira produtos de qualidade e com maior durabilidade. Outras formas de reduzir são: preferir alimentos a granel, levando seu próprio recipiente, utilizar lâmpadas LED, usar pilhas recarregáveis, etc. Desta forma além de ter uma economia, você reduz o seu lixo.

4 Reutilizar

Dê uma nova vida para matérias que já foram utilizados. Doe roupas que você não usa mais, conserte o que estiver quebrado como eletrodomésticos e móveis. Use sua criatividade, resíduos de plásticos, papéis, metal, madeira, entre outros, podem ser utilizados no artesanato virando lindas peças de decoração.

5 Reciclar

Faça coleta seletiva na sua casa, seus resíduos serão reciclados e transformados em outros produtos. Ao reciclar economiza-se energia, recursos naturais, contribui para a redução da poluição e prolonga a vida útil dos aterros sanitários.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS