É com muita satisfação que a UVS São Carlos Ambiental informa que pelo 4º ano consecutivo o Aterro Sanitário de São Carlos/SP, da UVS São Carlos Ambiental, recebeu NOTA 10 no IQR da CETESB!

A verificação dos indicadores de qualidade e controle de poluição ambiental referentes ao gerenciamento de resíduos sólidos dos municípios do Estado de São Paulo podem ser consultados no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Urbanos de 2020, recentemente publicado pela CETESB.

O Índice de Qualidade de Resíduos (IQR) agrega diferentes critérios para pontuação e classificação dos locais de destinação dos resíduos sólidos urbanos, incorporando o conhecimento e experiência da CETESB. (CETESB, 2019). Dentre os critérios técnicos avaliados na emissão deste indicador podem-se citar: Infraestrutura de Apoio do Empreendimento, Frente Operacional do Aterro (Dimensão, Compactação e Cobertura), Taludes do Aterro de Resíduos (Dimensão e Inclinação), Nivelamento das Superfícies, Estruturas de Proteção Ambiental (Impermeabilização do Solo, Drenagem, Acúmulo/Tratamento de Lixiviado, Monitoramento de Águas Subterrâneas, Monitoramento Geotécnico, Drenagem de Gases e Drenagem Pluvial).

Importante destacar que somente 47 de 645 munícipios do Estado de São Paulo destinam seus resíduos à aterros sanitários com IQR nota 10, equivalente a 7,3% das cidades do Estado. Se considerarmos os municípios que possuem aterro sanitário dentro de sua municipalidade com IQR Nota 10 nos últimos 4 anos, São Carlos está entre os 6 municípios nessa condição, equivalente a 0,9% do total de municípios do Estado.

A UVS ressalta o compromisso com a qualidade em suas operações e está comprometida em manter a excelência em seu empreendimento, seguindo com notas máximas em indicadores emitidos pelo órgão ambiental. 

UVS-SCA_IQR-10-CONUNICA_08-2021



ÚLTIMAS NOTÍCIAS