A Termoverde Salvador desenvolveu o projeto para a instalação de um sistema composto por 64 módulos fotovoltaicos de 545W totalizando uma potência instalada de 34,88 kWp de energia solar na Essencis BA.
Este sistema é capaz de gerar 32.281,66 kWh/ano e irá compensar o consumo elétrico da UVS Essencis BA no mesmo período. Esta ação faz parte da busca das UVS’s da Regional Bahia para atender a Política de Sustentabilidade que prevê a autossuficiência energética em nossas UVSs até 2026.
Para Bruno Caldas, Superintendente de Tratamento e Valorização da Regional BA, ações como essa corroboram para o fortalecimento da sinergia entre as UVS’s da SOLVÍ integrando a competência multidisciplinar das equipes em prol dos objetivos e metas do grupo consolidando ainda mais o nosso ESG prática.
Filipe Novaes, Supervisor Operacional da Essencis BA, que acompanhou todo o desenvolvimento e execução do projeto na unidade afirmou que: “Ter um projeto como esse em nossa UVS é mais um sinal que reforça nossa interação de cuidado com o meio ambiente. A geração de energia limpa e de fonte inesgotável, equivalente ao consumo das instalações, reafirma a posição da Essencis BA como empresa Sustentável. ”
Jorge Dantas, Coordenador Técnico da Termoverde Salvador, responsável pelo desenvolvimento e implantação, explicou que após a apresentação do projeto de energia solar fotovoltaica na concessionária de energia elétrica local, foi aprovada a solicitação de acesso à rede da Essencis BA para geração distribuída (GD), na modalidade de compensação, possibilitando a UVS gerar energia elétrica através de fonte renovável, para atender sua demanda de consumo.
Para este sistema o medidor de energia instalado em geração distribuída é capaz de registrar, simultaneamente, tanto a energia que está sendo consumida quanto a que está sendo injetada na rede elétrica da distribuidora.

Ao final do mês (ciclo de leitura), a distribuidora calcula a diferença entre o que foi injetado na rede e o que foi consumido pela UVS. Se esse saldo for positivo, a UVS não irá pagar consumo – apenas a taxa de disponibilidade (equivalente a 100kWh) e contará com um crédito de energia que tem validade de até 60 meses para ser consumido.
“A UVS pode gerar e consumir energia ao mesmo tempo. Nos momentos em que a geração for maior que o consumo, o sistema irá injetar energia na rede da distribuidora e o medidor irá computar energia injetada; de modo contrário, nos momentos em que a geração for menor que o consumo, a UVS irá utilizar energia elétrica da distribuidora e o medidor irá computar energia consumida. ”, concluiu Jorge Dantas.
O empenho e engajamento da alta liderança de ambas unidades foi fundamental para que o projeto pudesse ser realizado. As unidades somaram esforços técnicos e econômicos para viabilizar o desenvolvimento e implantação do sistema.
Para Danilo Laert, Gerente da Termoverde Salvador com esse projeto temos mais uma UVS 100% suprida com fontes renováveis, em pleno alinhamento com as estratégias ESG e reestruturação da matriz enérgica da Solvi e a ideia é seguir em frente avançado com mais projetos nesse sentido dentro e fora da Regional Bahia.
Caio Ávila, Gerente de Unidade da Essencis Bahia complementou:
“Entendo que todos aqueles que investem em energia limpa colhem os frutos de seus benefícios, mas há setores do mercado em que essa atitude promove resultados ainda mais positivos, como é o caso da energia solar para a nossa UVS. Para uma organização na qual o meio ambiente é um alicerce central, um investimento pensado na natureza vem ao encontro de todos os nossos anseios, afinal a pauta sobre a sustentabilidade e responsabilidade ambiental só tende a crescer. ”