A Unidade de Valorização Sustentável (UVS) da CRVR em Minas do Leão recebeu nesta quinta-feira (10) um grupo de representantes do Departamento de Tacuarembó, um dos Estados do Uruguai. Entre os integrantes, destaca-se a presença do Intendente, cargo equivalente ao governador do Estado, Professor Wilson Ezquerra.

O aterro de Minas do Leão foi o primeiro no Estado a conquistar o Índice de Qualidade de Aterro Sanitário 100. A pontuação máxima reflete o empenho de todos para oferecer melhorias ao meio ambiente. Neste cenário, o aterro gaúcho se torna referência para o país vizinho, que ainda não tem uma destinação final de resíduos adequada. Na oportunidade, foi apresentada à comitiva o aterro sanitário, a Biotérmica – empresa que gera energia a partir do biogás gerado no aterro e a planta de Tratamento de Efluentes, tecnologias que os visitantes pretendem instalar na sua localidade.

No Uruguai, os resíduos são destinados aos “vertederos”, locais similares aos lixões, que estão em fase de erradicação no Estado. O Diretor-Presidente, Leomyr Girondi, afirma que a admiração e surpresa dos Uruguaios ao conhecer às instalações da CRVR e as tecnologias presentes na UVS é um reconhecimento de todos os esforços para oferecer de todas as equipes para com a sociedade gaúcha.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS