O Comitê Ubuntu marca o retorno às atividades de 2022 participando da Conferência Municipal de Igualdade Racial de Betim. Organizada por uma comissão que tem a participação da Essencis MG, o fórum é um espaço privilegiado para aprender sobre equidade racial e propor ações de fortalecimento da temática.

A Essencis MG participou enviando delegados, tirado em uma Conferência Livre realizada na empresa em novembro de 2021, encerrando o Novembro Negro. Esta edição da Conferência Municipal foi realizada na Prefeitura de Betim e contou com cerca de cem participantes.

A presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Iracema Assis, destaca a importância da conferência para a construção de políticas públicas para a população negra, cigana e ribeirinha . "É um debate que propõe e discute alternativas para a superação das desigualdades étnico-raciais, tanto do ponto de vista econômico quanto social, político e cultural, na busca por ampliar os processos de controle social. Um exemplo é o Estatuto da Igualdade Racial, que é referência para a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos individuais e coletivos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica”, disse.

 

Fred Mendes, líder do Comitê Ubuntu, destaca a importância do debate em empresas. “A Essencis MG é pioneira neste debate e se alinha às maiores empresas do Brasil para discutir e propor ações antirracistas, que é uma doença social que nos afeta em todos os níveis. Em Betim, somos respeitados pelo protagonismo nesta pauta, por trazermos com coragem e serenidade, uma contribuição ímpar na promoção da igualdade racial”, afirma.

 

Em função do trabalho de integridade contra o racismo, a Essencis MG recebeu em 2021, o Prêmio Camélia, honraria conferida pela Prefeitura de Betim pela contribuição na promoção de ações antirracistas. Na oportunidade, Fred Mendes representando a empresa e os agraciados, discursou na Tribuna da Câmara Municipal. O discurso pode ser assistido em:

Legenda da foto: Equipe da Essencis MG se encontra com a Vice-Prefeita de Betim, Cleusa Lara (ao centro) e a Presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Iracema Assis (à direita, de branco).



ÚLTIMAS NOTÍCIAS