O Comitê Ubuntu da Essencis MG foi convidado a participar de duas Rodas de Diálogo sobre educação antirracista, tema da Feira Literária da Escola Municipal Raul Saraiva em Betim, a FLIR. O evento começou agora em março e só será concluído ao final do ano. Nesta edição, o líder do Comitê, Fred Mendes, pode conversar com mais de 900 pessoas, dentre elas crianças, professores e comunidade escolar, sobre o tema da feira.

 

O Ubuntu se tornou referência na temática e vem falando da sua experiência desde o ano passado. Desde 2021 o Comitê já foi convidado para dez eventos, entre rodas, conferências, reuniões temáticas e palestras, demonstrando o quanto a questão é importante e como, ao abordá-la, a empresa se tornou respeitada por demonstrar sua preocupação em contribuir com uma sociedade mais justa.

 

Fred Mendes, Líder do Comitê, explica um pouco do que está acontecendo. “As pessoas veem que nossa preocupação com a questão racial é genuína, é verdadeira e isso as estimula a nos convidarem a falar sobre este despertar da Essencis MG para construir políticas afirmativas. De fato, vivemos um processo bonito de mudança de mentes e corações, que ainda é tímido perto do que queremos contribuir, mas que já é notado porque em geral, no mundo corporativo, se ignora o racismo. Nossa opção foi admitir e tratar deste mal”, disse.

 

O Comitê está formatando uma pesquisa para compreender o perfil e questões sociais da empresa com recorte étnico, o que poderá subsidiar a liderança com informações para aproximar ainda mais a empresa do compromisso feito ao se tornar signatária do Pacto Global da ONU.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS