No início de 2022 a UVS São Carlos Ambiental estabeleceu uma parceria com a USP a fim de integrar a disciplina de Impactos Ambientais que faz parte do curso de Engenharia Ambiental.
No dia 13/05 ocorreu o primeiro evento dessa parceria, com uma roda de diálogo com os alunos do 3º e 5º semestres. Durante o evento, Thaís Paixão, Gestora do Aterro da UVS, ministrou a palestra sobre Gestão de Resíduos Sólidos e posteriormente iniciou o debate com os alunos e o Professor Marcelo Montaño, que estimulou os alunos a buscarem conhecimento e soluções sustentáveis para os resíduos.
O assunto de maior interesse dos alunos foi o lixiviado (chorume) e Thaís explanou todos os desafios e oportunidades sobre o tema, agregando conhecimento para os universitários. Durante a palestra, Thaís também explorou o tema ESG bem como os valores gerados pela UVS para o munícipio.
Ao longo do semestre, os alunos participarão do programa Portas Abertas realizando visitas ao Aterro Sanitário para conhecerem na prática os temas abordados e concluírem este ciclo de parceria entre USP e UVS São Carlos Ambiental.