Imagine 180 corações irmanados para fazer o bem num dia lindo. Pois bem, pare de imaginar e abra bem seus olhos! Isso foi o que aconteceu no sábado, dia 26 de novembro, em Betim. Quase duas centenas de colaboradoras e colaboradores e suas famílias juntas, em generosidade, alegria e afeto para transformar o Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva Rafael Veneroso - CRAEI.

A instituição, mantida pela Prefeitura de Betim, atende pessoas com deficiência de todo o município e é reconhecida pelos altos padrões de qualidade e excelência. Atualmente, ela possui cerca de 80 servidores e realiza, semanalmente, cerca de 200 atendimentos. A instituição foi selecionada no edital do voluntariado de 2022, um instrumento democrático e transparente usado pelas empresas para selecionar as iniciativas que apoiará.

Nesta edição foi construído um complexo pedagógico, recreativo e sensorial para estimular sentidos e realizar diversos trabalhos com os atendidos. O projeto foi inspirado na pedagogia montessoriana e nas teorias de Vigostsky, para os quais o brincar e experienciar são processos educativos. Assim, a equipe de engenharia formulou uma série de brinquedos em área aberta como instrumentos sonoros com material reciclável, uma trilha sensorial, um deck, um acesso lúdico denominado trilha indígena, áreas de convívio e um campo de golfe, desenhado em parceria com uma especialista.

O voluntariado em Betim está em sua 26ª edição e este ano bateu recorde de participação. Para Fred Mendes, analista de Comunicação e Responsabilidade Social da Essencis MG e Viasolo, as pessoas têm um desejo genuíno de participar. “Percebemos a satisfação dos nossos colaboradores e suas famílias em participar. Todo mundo quer chegar junto! E com isso, fazemos mais que uma intervenção física, celebramos a vida e ensinamos cidadania com o voluntariado”, disse.

Alan Pierre de Espíndula Vieira, diretor Operacional da Essencis MG e da Viasolo destacou o desafio de fazer voluntariados cada dia mais relevantes. “O Dia do Voluntariado de 2022 mostrou a grandeza de nossas equipes em fazer o bem, revelou mais uma vez nosso desejo de deixar um legado para as gerações futuras. Estou muito orgulhoso de nossa equipe - e de cada um dos mais de 180 participantes - que de forma voluntária e feliz participaram. Me alegra ver o brilho nos olhos daqueles que puderam estar presentes no último sábado. Em 2023 temos a missão de superar o sucesso desse ano. Tarefa fácil para esta equipe a qual o combustível é “fazer o bem sem olhar a quem”, disse.

Para Silvio César Costa Júnior, Diretor Comercial e de Novos Negócios da Essencis MG e Viasolo, o Voluntariado possibilita o fortalecimento de parcerias em prol da cidade. “O dia do voluntariado é um dos momentos mais marcantes dentro da nossa relação com a sociedade. Ele carrega várias expectativas provenientes de um planejamento em conjunto com a instituição escolhida e ainda nos proporciona uma aproximação que não termina por ali. Ficamos muito felizes com a parceria com o CRAEI e esperamos que os frutos dessa relação tragam um grande benefício para Betim”, afirma.

As empresas seguem com projetos relevantes, desenvolvendo suas comunidades e atuando para consolidar o desenvolvimento sustentável local por meio de iniciativas de impacto social como esta.


Acesse o vídeo resumo no instagram: https://www.instagram.com/p/CljwGYOAgQL/


ÚLTIMAS NOTÍCIAS